Lula pede arquivamento de projeto bolsonarista que garante impunidade a militares

Lula pede arquivamento de projeto bolsonarista que garante impunidade a militares

Presidente Lula durante cerimônia de apresentação dos 56 oficiais-generais recém-promovidos do Exército, Marinha e Aeronáutica, em Brasília, 04.04.23.

O Governo Lula pede ao Congresso Nacional a não tramitação de um projeto de lei, proposto por Jair Bolsonaro, que ameça tornar impune militares e agentes de segurança por crimes cometidos durante as chamadas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A demanda foi publicada nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União (Prensa…

Nesta quinta-feira (6), a imprensa internacional se volta as declarações dos presidentes da França, Emmanuel Macron e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que pediram ajuda a Xi Jinping, líder chinês, na intermediação do processo de paz entre Rússia e Ucrânia (The Guardian). Sei que posso contar com você para trazer a Rússia de volta à razão e todos de volta à mesa de negociações”, disse o presidente da França. No Le Monde, uma reportagem sobre o confronto “Guerra na Ucrânia: o exército russo fortifica a frente enquanto espera a contra-ofensiva, mesmo em seu próprio território“.

Já as notícias sobre o Brasil ecoam a tragédia em Blumenau, onde quatro crianças foram mortas em uma creche, por um rapaz de 25 anos, conformem reportam nesta quinta o Washington Post, APNews. Na uruguaia La Diaria, o foco é o novo plano anunciado por Lula no mesmo dia do ocorrido, para enfrentar a violência nas escolas.

Combate ao retrocesso

E seguindo os passos de Donald Trump, Jair Bolsonaro também foi prestar depoimento à Justiça nesta semana. No seu caso, a Polícia Federal (totalmente vazia e sem os seus apoiadores), para explicar o imbróglio sobre as joias árabes, como lemos no Clarín e no Washington Post, entre outros.

Notícia divulgada nesta manhã, pela cubana Prensa Latina, foi a solicitação do governo Lula (PT) ao Congresso Nacional para retirar de tramitação um projeto de lei proposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que prevê a isenção de militares e agentes de segurança de punição durante operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), por exemplo, as operações de combate ao crime organizado.

A proposta encaminhada por Bolsonaro em 2019, com assinaturas de Sergio Moro, Jorge Oliveira e Fernando Azevedo, nunca foi julgada nos plenários da Câmara ou do Senado, mesmo assim, aponta reportagem do UOL, “o ex-deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ), conseguiu acrescentar ao projeto do excludente de ilicitude que não seja crime quando o policial matar em defesa da inviolabilidade do domicílio, bem como a exclusão de prisão do policial ou militar antes da investigação dos agentes que tenham matado em operações”.

Veja Também:  Lula quer estratégia internacional contra extrema-direita

A decisão agora está nas mãos de Arthur Lira, presidente da Câmara, aceitar ou não o pedido de Lula e arquivar mais uma, e não menos grave, excrescência bolsonarista.

Prensa Latina também replica reportagem do jornalista Leandro Demori publicada na Intercept Brasil nesta quinta-feira, intitulada “O obscuro negócio do pai da juíza Gabriela Hardt que a Lava Jato ignorou”, denúncia envolvendo a venda de tecnologia patenteada pela Petrobras, de forma ilícita, para as empresa privadas. Confira aqui.

União latino-americana

Outro retrocesso bolsonarista, também de 2019, que será revertido pelo atual governo é o retorno do Brasil à Unasul. La Nacion, com base em reportagem de O Globo, aponta que Lula programa anular o decreto de Bolsonaro ao completar seus 100 dias de governo.  O presidente também anunciou para fim de maio, uma cúpula de chefes de Estados sul-americanos para discutir o que será essa Nova Unasul.

Em Estragégia.la, um panorama das discussões durante a reunião (imagem abaixo) convocada pelo México nesta quarta, com 11 governos, entre eles o Brasil, para combinar uma série de ações voltadas ao combate da inflação, barateando os custos dos produtos da cesta básica e bens intermediários para a população mais pobre e vulnerável.

Já o El Pais destaca que “entre as medidas estão a redução de tarifas entre os países e a promoção da troca de produtos essenciais para apoiar a população mais vulnerável”. “Nos reunimos por iniciativa do México para encontrar soluções conjuntas para enfrentar as pressões de preços e a escassez presentes na região, bem como para fortalecer a integração regional e o comércio”, diz o comunicado presidencial da recém-criada Aliança de Países América Latina e Caribe contra a Inflação”.

Já no africano Daily Maverick, um artigo sobre a colaboração dos BRICS para o Sul Global, por Naledi Pandor, ministro da África do Sul de Relações e Cooperação Internacional.

Por fim, a viagem de Lula à China, na próxima segunda-feira, é tema de Eleonora Gosman no El Diário Argentino, apontando que “a sequência de visitas de dirigentes europeus à China, que decorrem nestes dias, fala por si”. “Em todos os casos, sem exceção, há uma questão fundamental: como desencadear o processo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, em uma guerra devastadora que completou um ano em fevereiro passado”. Lula continua no exterior até o final do mês, na sequência viaja para Lisboa e para Madrid.

Leave comment