Imagem 1

Categoria: Leituras

A geração dos hiperconectados nos tempos modernos

O livro ‘A Geração Ansiosa’ e o documentário ‘A Rede Antissocial’ são alertas sobre os perigos da cultura online tóxica e sobre a facilidade com que a desinformação e as mentiras vêm ocupando o espaço do tempo e os espaços pessoais e sociais

Leia mais

Nesta terça (21), em Brasília: lançamento do livro ‘Eu só disse meu nome’, de Camilo Vannuchi

Na terça-feira 21/5, às 19h, lançamento do livro Eu só disse meu nome, de Camilo Vannuchi, na Livraria Circulares, em Brasília (CLN 113, bloco A, Asa Norte). “Eu só disse meu nome” (Editora Discurso Direto e Instituto Vladimir Herzog) conta a história de Alexandre Vannucchi Leme, estudante de Geologia de 22 anos que atuava no

Leia mais

60 anos do Golpe de 64:  a literatura resiste

No artigo anterior, nós trouxemos uma lista de biografias e autobiografias dos que lutaram contra a ditadura militar. Agora, elencamos obras ficcionais (romances, crônicas, poesia) que compõem uma munição explosiva contra o autoritarismo que persiste após 21 anos de ditadura.

Leia mais

O guardião do óleo da lamparina

Acesa, a lamparina guarda uma multidão de sonhos. Se o óleo se acaba, os sonhos morrem. Alguém deve sempre cuidar do óleo. Zanetti era um desses guardiães. Nunca deixou o óleo acabar. E a lamparina vigiada por ele jamais se apagou.

Leia mais

60 anos do Golpe de 64: impossível esquecer

Cientes como nunca de que a liberdade é uma luta de ontem e de hoje, e com profunda admiração pelos nossos combatentes, nesses 60 anos do Golpe de 64, indicamos um roteiro de leitura com 150 biografias e autobiografias dos protagonistas dessa história.

Leia mais

Ditadura Civil-Militar de 1964: 60 anos depois

Reapresentamos volumes aqui listados para o leitor(a) que não deseja ‘remoer’, mas relembrar o período sombrio da história brasileira recente

Leia mais

Um mal incurável chamado esperança

Perpassando e sobrepondo-se ao estrondo e ao estrago letal das bombas de Israel e dos sobrevoos dos aviões assassinos de bebês e de crianças que massacram a infeliz população do gueto de Gaza, na Palestina ocupada, há uma voz de resistência que não se cala e atravessa o silêncio, a hipocrisia e a indiferença dos povos

Leia mais

Consciência Negra: Movimento e Universidade

Movimento Negro Unificado (MNU) estreia, neste 20 de Novembro, a série de entrevistas do Observatório de Violência Racial (OVIR) sobre “as singularidades de quem se organiza, luta e resiste tendo como pauta a igualdade étnico-racial’ no país.

Leia mais

Agora é acabar com a fome (outra vez)

Coletânea organizada por Tereza Campello e Ana Paula Bortoletto, Da Fome à Fome: diálogos com Josué de Castro (Elefante, 2022) denuncia extensão da fome no país, mostra como desgovernos Temer e Bolsonaro empurraram 58,7% da população para a insegurança alimentar, e aponta saídas.

Leia mais

Amazônia no Século XXI – trajetórias, dilemas e perspectivas

Coletânea de artigos organizada pelo geógrafo Antônio Augusto R. Ioris (Universidade de Cardiff, UK) e pelo historiador Rafael R. Ioris (Universidade de Denver, EUA) sobre a Amazônia, com estudiosos de diferentes localidades, áreas de pesquisa e atuação na região.

Leia mais