Categoria: Europa

O sufoco da direita

O maior adversário da direita tradicional não tem sido os movimentos progressistas de esquerda, mas a corrupção ideológica em suas próprias fileiras que a fez degenerar transformando-se nos movimentos de extrema-direita.

Leia mais

O crescimento agrícola brasileiro impede o acordo Mercosul-União Europeia?

“A eficiência brasileira na produção agrícola diversificada é o principal obstáculo para o acordo que está sendo negociado há 25 anos”, afirma presidente da Associação Brasileira de Comércio

Leia mais

Réquiem para a monarquia

Existem atualmente doze monarquias na Europa. No princípio do Século XIX, com exceção da França, todos os países europeus eram governados por monarquias. Excluindo as Américas, era também a forma de governo disseminada pelo mundo. Cinquenta anos depois e duas guerras que mudaram a face de todos os continentes, existem menos de 50, das quais dezesseis dirigidas pelo Rei Charles III da Inglaterra.

Leia mais

As eleições na União Europeia

As previsões para os partidos de esquerda nas eleições da União Europeia em 2024 são incertas e dependem de diversos fatores. Mas é possível observar um crescimento da esquerda verde e da esquerda radical em alguns países, enquanto a fragmentação das esquerdas continua a ser o grande desafio a comprometer o desempenho eleitoral dos partidos progressistas.

Leia mais

Eleições suspeitas na Sérvia

Jornalistas enfrentaram criminalização, intimidação e assédio. Grupos nacionalistas de extrema-direita e anti-direitos humanos também prosperaram visando pessoas LGBTQI+ e a sociedade civil.

Leia mais

 A repetição da tragédia

Em 2024 haverá eleições em mais de 60 países e mais de 4 bilhões de eleitores irão votar diante de um paradoxo: a democracia que garante o voto se encontra sob ataque dos partidos e movimentos da extrema direita que estão em crescimento e negam a democracia

Leia mais

Alemanha: greves e riscos de neonazismo

Quadro é muito grave para um olhar progressista, pois a tendência atual é de que a encruzilhada se transforme numa autoestrada para a extrema-direita, com o renascimento de práticas que lembram as do Terceiro Reich.

Leia mais

Blogue do Velho Mundo: Potsdam e suas conferências

A cidade de Potsdam, ao lado de Berlim, famosa por várias razões, voltou a ganhar notoriedade em escala mundial graças a uma conferência secreta num de seus palácios

Leia mais

A Onda Verde

Eles crescem em todo o mundo porque reconheceram, antes de outros partidos políticos, as ameaças de um futuro em que as demandas da população humana, em constante crescimento, superam a capacidade da Terra em atendê-las. O futuro traz consigo, se o mundo se mantiver impassível, a certeza de um desastre.

Leia mais

Agora o povo

Neste contexto, acreditamos que a Europa precisa de uma esquerda forte e combativa que não comprometa os seus valores e que lute por um projeto alternativo. Um projeto de justiça económica e social em que todos contribuam de acordo com o seu rendimento e em que a riqueza seja redistribuída.

Leia mais