Projeto Brasil: Comunicação nas Periferias
Mídias de comunidades populares e mediadores de comunicação atuando nos territórios e nas redes sociais em todo o País
Projeto: Comunicação nas Periferias do Brasil
Mídias de comunidades populares e mediadores de comunicação atuando nos territórios e nas redes sociais em todo o País
Objetivo geral
Um dos principais desafios da conjuntura política em termos de comunicação é o de construir acessos diretos e continuados aos segmentos e comunidades populares nos territórios das periferias e realizar um diálogo de caráter informativo e formativo em nível local e nacional.
Muitas iniciativas vêm sendo realizadas nesse sentido.
Este Projeto visa contribuir para esse objetivo com três atividades inovadoras principais:
1 – Articular, cadastrar e apoiar financeiramente de forma colaborativa o maior número de mídias populares das periferias (e também mídias da blogosfera) – sites, jornais, rádios, canais de vídeo etc – e incentivar o surgimento de novas;
2 – Formar e orientar a atuação de “Mediadores de Comunicação” junto a essas mídias e às comunidades, realizando um trabalho criativo e talvez inédito que integra ações periódicas nos territórios e nas redes sociais, por meio de metodologias desenvolvidas pelo próprio Projeto e outras;
3 – Produzir conteúdos e adequar outros produzidos por terceiros – inclusive governos – para as realidades das mídias locais, combinando informações de interesse das comunidades e de interesse geral, visando a facilitar a troca de experiências de comunicação entre as mídias participantes do Projeto.
Resultados esperados
Ao término dos primeiros 12 (doze) meses de desenvolvimento efetivo do Projeto – de setembro de 2023 ao final de agosto de 2024 -, deverá estar formada uma rede nacional de mídias das periferias (estimativa preliminar de cerca de mil veículos de comunicação em todos os Estados e no Distrito Federal) e um conjunto proporcional de Mediadores de Comunicação interagindo diretamente e de modo continuado com amplos setores populares em todo o Brasil. Por meio desse sistema de comunicação diretamente ligado às comunidades populares, espera-se ter acesso continuado a um conjunto cada vez maior de cidadãs e cidadãos das periferias do país.
Parcerias
Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Empresas de Comunicação e Publicidade apoiadoras do Projeto.
Cronograma 2023/2024
Setembro
- Estrutura digital de articulação e início do cadastramento das mídias populares das periferias em todo o país, começando pelo Estado de São Paulo (já estão pré-cadastradas 100 mídias, 50 voltadas para segmentos e comunidades populares e 50 da blogosfera progressista);
Outubro
- Continuidade do cadastramento em nível nacional;
- Primeira experiência de apoio financeiro às mídias selecionadas por meio de publicidade (plataforma de empresa de comunicação parceira do projeto);
- Início da formação de Mediadores de Comunicação junto às mídias cadastradas, numa proporção média de um ou uma Mediador/a para cerca de 20 mídias, dependendo dos territórios e características das comunidades e das próprias mídias;
- Início da produção, adaptação e distribuição de conteúdos.
Novembro
- Continuidade do cadastramento em nível nacional
- Continuidade da formação de Mediadores de Comunicação
- Continuidade da produção, adaptação e distribuição de conteúdos;
- Ampliação do sistema de apoio financeiro por meio de publicidade;
- Sistema de avaliação/plataforma e metodologia das análises e relatórios sobre o alcance e resultados dos trabalhos das mídias das periferias e dos Mediadores de Comunicação nos territórios, nas comunidades e nas redes sociais.
Dezembro
- Primeiro balanço geral das atividades do Projeto e planejamento para 2024.