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Projeto Brasil: Comunicação nas Periferias

Mídias de comunidades populares e mediadores de comunicação atuando nos territórios e nas redes sociais em todo o País

​​Projeto: Comunicação nas Periferias do Brasil

Mídias de comunidades populares e mediadores de comunicação atuando nos territórios e nas redes sociais em todo o País

Objetivo geral

Um dos principais desafios da conjuntura política em termos de comunicação é o de construir acessos diretos e continuados aos segmentos e comunidades populares nos territórios das periferias e realizar um diálogo de caráter informativo e formativo em nível local e nacional.

Muitas iniciativas vêm sendo realizadas nesse sentido.

Este Projeto visa contribuir para esse objetivo com três atividades inovadoras principais:

1 – Articular, cadastrar e apoiar financeiramente de forma colaborativa o maior número de mídias populares das periferias (e também mídias da blogosfera) – sites, jornais, rádios, canais de vídeo etc – e incentivar o surgimento de novas;

2 – Formar e orientar a atuação de “Mediadores de Comunicação” junto a essas mídias e às comunidades, realizando um trabalho criativo e talvez inédito que integra ações periódicas nos territórios e nas redes sociais, por meio de metodologias desenvolvidas pelo próprio Projeto e outras;

3 – Produzir conteúdos e adequar outros produzidos por terceiros – inclusive governos – para as realidades das mídias locais, combinando informações de interesse das comunidades e de interesse geral, visando a facilitar a troca de experiências de comunicação entre as mídias participantes do Projeto.

Resultados esperados

Ao término dos primeiros 12 (doze) meses de desenvolvimento efetivo do Projeto – de setembro de 2023 ao final de agosto de 2024 -, deverá estar formada uma rede nacional de mídias das periferias (estimativa preliminar de cerca de mil veículos de comunicação em todos os Estados e no Distrito Federal) e um conjunto proporcional de Mediadores de Comunicação interagindo diretamente e de modo continuado com amplos setores populares em todo o Brasil. Por meio desse sistema de comunicação diretamente ligado às comunidades populares, espera-se ter acesso continuado a um conjunto cada vez maior de cidadãs e cidadãos das periferias do país.

Parcerias

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

Empresas de Comunicação e Publicidade apoiadoras do Projeto.

Cronograma 2023/2024

Setembro

  • Estrutura digital de articulação e início do cadastramento das mídias populares das periferias em todo o país, começando pelo Estado de São Paulo (já estão pré-cadastradas 100 mídias, 50 voltadas para segmentos e comunidades populares e 50 da blogosfera progressista);

Outubro

  • Continuidade do cadastramento em nível nacional;
  • Primeira experiência de apoio financeiro às mídias selecionadas por meio de publicidade (plataforma de empresa de comunicação parceira do projeto);
  • Início da formação de Mediadores de Comunicação junto às mídias cadastradas, numa proporção média de um ou uma Mediador/a para cerca de 20 mídias, dependendo dos territórios e características das comunidades e das próprias mídias;
  • Início da produção, adaptação e distribuição de conteúdos.

Novembro

  • Continuidade do cadastramento em nível nacional
  • Continuidade da formação de Mediadores de Comunicação 
  • Continuidade da produção, adaptação e distribuição de conteúdos;
  • Ampliação do sistema de apoio financeiro por meio de publicidade;
  • Sistema de avaliação/plataforma e metodologia das análises e relatórios sobre o alcance e resultados dos trabalhos das mídias das periferias e dos Mediadores de Comunicação nos territórios, nas comunidades e nas redes sociais.

Dezembro

  • Primeiro balanço geral das atividades do Projeto e planejamento para 2024.