BAHIA: Governo presente cuida da gente

Categoria: Economia

A farsa do déficit zero

Um pequeno truque metodológico fez com que o direcionamento de recursos públicos para o pagamento de juros da dívida pública saísse do foco dos analistas especializados e também da agenda da política econômica

Leia mais

Da economia primária exportadora de commodities à socialista?

Quando um país enfrenta escassez de divisas estrangeiras e não possui uma base tecnológica industrial desenvolvida, a estratégia de desenvolvimento precisa ser planejada e implementada para superar esses limites. O livre-mercado não salva!

Leia mais

BC: muito além da Selic

A agenda da direção do BC deveria incorporar uma série de outros temas relevantes, que vão muito além do estabelecimento do patamar da SELIC. Espera-se que a nomeação do próximo presidente da instituição a partir de dezembro e a composição da direção da mesma com uma maioria de membros nomeados pelo Presidente Lula seja o início de mudança

Leia mais

Um mega-porto industrial e energético que não contribui com o desenvolvimento local

Com apenas dez anos de operação, o porto do Açu já é o segundo maior porto de transporte de cargas do Brasil, mas, até agora, pouco contribuiu para o desenvolvimento local.

Leia mais

Lula, Haddad e o déficit zero

A decisão de Lula de manter o apoio a medidas de natureza neoliberal e de inspiração austericida de seu Ministro da Fazenda tem feito muito mal ao Brasil e tem apresentado uma elevada fatura política e eleitoral ao governo.

Leia mais

Revisionismo do marxismo

Abandonado o marxismo, a realidade passa a ser vista pelos revisionistas como permanente “movimento social”: a ampliação gradual de conquistas de direitos (civis, políticos, sociais, econômicos e de minoria) da cidadania, isto é, para todos os cidadãos, independentemente de classes sociais ou castas profissionais.

Leia mais

E segue a farra do financismo!

O presidente Lula tem se manifestado ultimamente com críticas ao comando do Banco Central e tem buscado negar que seu governo vá aprofundar ainda mais o garrote da austeridade em cima das contas de políticas sociais. No entanto, faltam medidas concretas para promover uma reversão na orientação da política econômica.

Leia mais

Presidente do BC conturba deliberadamente o setor financeiro. Ouça o Podcast.

Roberto Campos Neto não age como uma autoridade monetária, mas como um adversário do Presidente Lula e dos interesses do povo brasileiro.

Leia mais

Fiscal neoliberal

Imprensa usa e abusa do dólar para criticar Lula e Lula peita especuladores e a mídia a serviço dos financistas da Faria Lima

Leia mais