Categoria: Economia

Política pública e a lógica da tesoura

É fundamental recuperar o protagonismo do Estado em diversas, bem como é imprescindível a retomada de programas sociais em que o aumento do patamar das despesas públicas é elemento basilar

Leia mais

Panfleto progressista da Oxfam

Embora os indicadores (PIB x riqueza das fortunas dos maiores bilionários) forneçam informações valiosas sobre a economia de um país, eles abordam dimensões diferentes. Para uma avaliação mais completa, é útil considerar uma variedade de indicadores econômicos e sociais capazes de abordar tanto a produção e originação de renda quanto a distribuição de riqueza, bem como a qualidade de vida da população.

Leia mais

Equilíbrio fiscal e juros

O efetivo equilíbrio fiscal jamais será atingido enquanto os gastos com juros da dívida pública continuarem a correr livres de qualquer controle do governo e da sociedade

Leia mais

Investidores institucionais: fontes de financiamento fundamentais

Uma possível explicação para a menor acumulação no Brasil, além do tempo menor de instituição das EAPC, apenas desde 1998, está no fato de o mercado de ações no país ser raquítico, inclusive porque as ações das empresas transnacionais atuantes em seu território são listadas fora do país.

Leia mais

Desigualdade no mundo: pirâmide UBS 2023

A pirâmide acima ajuda, pela forma visual, a ter uma noção real, a “ver” os números. Uma ferramenta útil, por exemplo, para os professores que queiram fazer os alunos entenderem a dimensão dos nossos desafios.

Leia mais

Riqueza financeira: Igualitária entre segmentos, desigual entre indivíduos

O Varejo Tradicional só acumulou mais a partir da pandemia, talvez por conta de políticas de assistência social ou também por “educação financeira” na prática de busca de informação a respeito de investimentos. Em relação ao PIB, a fortuna dos ricaços do Private Banking se manteve relativamente estagnada desde 2020.

Leia mais

Austeridade e privatização

Além de provocar redução significativa na qualidade e na quantidade de serviços públicos, a obsessão com resultados fiscais a qualquer custo pode contribuir para o aprofundamento do processo de privatização em nosso país.

Leia mais

Vive la France! O acordo com a União Europeia está morto?

Acordo abre os mercados do Mercosul à livre concorrência, sem tarifas de importação, com as firmas industriais e demais empresas da União Europeia. Os principais prejudicados são a indústria e a agricultura familiar brasileiras.

Leia mais

Vida, trabalho e dignidade

A besta humana desse período de decadência imperialista gozará com os escombros palestinos na Faixa de Gaza, na reprodução metonímica de Guernica. Nosso desafio é desconstruir a história da desigualdade no mundo. O sonho não morreu.

Leia mais

Arrocho fiscal em 2024?

Caso o governo tenha efetivamente interesse em encaminhar programas de desenvolvimento social, econômico e ambiental, o caminho passa pela recuperação do protagonismo do Estado.

Leia mais