Imagem 1

Categoria: Parceiros

Governo do Brasil sob assédio do mercado e da direita moralista

Até agora, em 2024, a agitação dos legisladores é ostensiva no Brasil durante as votações de medidas propostas pelo governo, sobre questões econômicas ou morais, localmente chamadas “de costumes”. Imagem: Lula Marques / Agência Brasil.

Leia mais

O que esperam os empresários privados das medidas adotadas pelos EUA em relação à Cuba?

Departamento do Tesouro dos Estados Unidos autorizou, em 28 de maio, o acesso de empresários cubanos a serviços de Internet, aplicações e plataformas de comércio eletrônico, canais para pagamentos eletrônicos e atividades comerciais com os EUA.

Leia mais

Regime autoritário da Índia começa a desmoronar

Partido Bharatiya Janata (BJP, Partido do Povo Indiano) do primeiro-ministro Narendra Modi perde sua maioria parlamentar nas eleições de abril-junho. Modi continua no cargo graças aos seus parceiros de coligação.

Leia mais

Contrastes e desigualdades em torno de um rio nas terras áridas brasileiras

O rio São Francisco impulsionou a agricultura irrigada nos seus 2.863 quilômetros de extensão, grande parte dos quais em território semiárido, com uma precipitação média entre 200 e 800 milímetros por ano. A manga e a uva são as principais culturas locais.

Leia mais

Mercosul e Unasul Têm Futuro? O que o Brasil pode fazer?

Nesta edição dos Diálogos AMSUR/ FESPSP, a presença de Gisela Figueiredo Padovan, Secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Brasil

Leia mais

ONU emite alerta de urgência sobre fome no Sudão

Agências das Nações Unidas alertam que milhões de pessoas estão ameaçadas pela fome no Sudão, onde a ajuda humanitária não consegue chegar devido ao conflito entre exércitos rivais

Leia mais

“Tempestades de fome” ameaçam 18 regiões no mundo

Guerras e conflitos continuam sendo um dos principais motores de insegurança alimentar, mas choques climáticos também são responsáveis pela fome.

Leia mais

Claudia Sheinbaum propõe Estado de bem-estar social para o México

A cientista e ativista de esquerda moderada Claudia Sheinbaum, 61 anos, venceu as eleições de 2 de junho por uma esmagadora maioria e será a primeira mulher presidente do México. “Não estou sozinha, estamos todas aqui”.

Leia mais

Energia solar vetada como fonte de renda para os pobres no Brasil

Aldeia com 9.144 painéis solares a cerca de oito quilômetros de Juazeiro, cidade e município do semiárido nordestino do Brasil, um projeto frustrado de geração de energia elétrica e de rendimento, que durante três anos permitiu investir na urbanização e no desenvolvimento comunitário do assentamento de mil famílias.

Leia mais

Diálogos AMSUR: Guerra digital e política

Nesta edição, o sociólogo Sérgio Amadeu discute a crescente importância da guerra digital na luta política e geopolítica, fenômeno que não se limita apenas à utilização direta de tecnologias digitais nos processos de disputa, mas envolve a construção de narrativas e opiniões massivas

Leia mais