Imagem 1

Categoria: Meio Ambiente

A ausência de autocrítica na esquerda partidária sindical e os perigos do modismo verde

Ainda há um preocupante nível de ‘analfabetismo ecopolítico’ que perdura no meio sindical e nos partidos de esquerda até hoje

Leia mais

“Tempestades de fome” ameaçam 18 regiões no mundo

Guerras e conflitos continuam sendo um dos principais motores de insegurança alimentar, mas choques climáticos também são responsáveis pela fome.

Leia mais

Nas zonas costeiras da América Latina, milhões de pessoas correm perigo

Estudo revela que seis por cento da população da região está exposta a tempestades e inundações que colocam em risco vidas, atividades econômicas e o acesso a serviços essenciais

Leia mais

A vida ameaçada: da destruição ambiental ao Ecossocialismo

Tendo em vista a gravidade da crise climática e a devastação da biodiversidade ameaçando a destruição dos recursos naturais e a sobrevivência da humanidade, o meio ambiente não pode ser tratado como assunto secundário. É uma questão transversal que atravessa as políticas públicas.

Leia mais

Desafio da reconstrução no RS

O desrespeito pelo meio ambiente e a falta de noção sobre os ganhos da sociabilidade, voltada ao bem comum, levaram à catástrofe no RS.

Leia mais

RS: A reconstrução deve ser democrática, ecológica e sem “passar a boiada”

A chamada reconstrução deve ser democrática, ecológica e fora dos padrões neoliberais. As cidades não podem ser refeitas nos mesmos espaços, das mesmas formas. As pessoas não podem ser realocadas de maneira a negar seus direitos básicos e nem precária e inadequadamente, como antes.

Leia mais

Enchentes e mentiras atormentam o sul do Brasil

O pesadelo na maioria das cidades vai se arrastar por meses. Em alguns casos, porque bairros inteiros e a própria cidade foram completamente destruídos. Noutros, porque a água desce muito lentamente pelos enormes lagos que se criaram. Enquanto isso, fake news procuram espalhar o pânico e desacreditar os governantes e as instituições.

Leia mais

Fake News: ontem, hoje e amanhã

A informação falsa é aceita porque corresponde a opiniões e sentimentos previamente existentes. Ela vem confirmar o que a pessoa acha, confirma uma opinião que não se preocupa em saber se está ou não ancorada na realidade.

Leia mais

A catástrofe gaúcha e seus refugiados climáticos

As mudanças ambientais produzem repercussões de dimensão proeminente sobre a vida humana constituindo-se, entre outros fatores, em uma emergência de saúde das mais urgentes.

Leia mais

Até quando a humanidade caminhará para a autodestruição?

É preciso plantar mais árvores, reduzir a especulação imobiliária e parar de encher as vias públicas com mantas de asfalto.

Leia mais