Imagem 1

Categoria: Mundo

O que esperam os empresários privados das medidas adotadas pelos EUA em relação à Cuba?

Departamento do Tesouro dos Estados Unidos autorizou, em 28 de maio, o acesso de empresários cubanos a serviços de Internet, aplicações e plataformas de comércio eletrônico, canais para pagamentos eletrônicos e atividades comerciais com os EUA.

Leia mais

Porque a extrema-direita cresce na Europa

A crise econômica de 2008 levou a uma recessão generalizada, aumento do desemprego e redução nos padrões de vida, provocando insatisfação e frustração. Criou um ambiente propício ao surgimento de movimentos e partidos que prometiam soluções simples e autoritárias para problemas complexos, culpando grupos específicos da sociedade ou imigrantes.

Leia mais

Regime autoritário da Índia começa a desmoronar

Partido Bharatiya Janata (BJP, Partido do Povo Indiano) do primeiro-ministro Narendra Modi perde sua maioria parlamentar nas eleições de abril-junho. Modi continua no cargo graças aos seus parceiros de coligação.

Leia mais

Mercosul e Unasul Têm Futuro? O que o Brasil pode fazer?

Nesta edição dos Diálogos AMSUR/ FESPSP, a presença de Gisela Figueiredo Padovan, Secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores do Brasil

Leia mais

Editor francês pregava boicote contra Israel

Entrevista que fiz em 2017 com o editor e escritor Éric Hazan, falecido em Paris em 6 de junho deste ano. De origem judaica e médico de formação, Hazan militava pela autodeterminação do povo palestino e defendia o movimento BDS de Boicote, Desinvestimento e Sanção a Israel.  Éric Hazan é um subversivo, um concentrado do

Leia mais

Um espectro ronda o Brasil e o mundo: O espectro da extrema direita

Hoje não há mais utopias do futuro que mobilize corações e mentes. Para o intelectual italiano Enzo Traverso, “movimentos sociais e partidos políticos de esquerda não são capazes, no curto prazo, de preencher esse vazio utópico e atuar como freios às novas direitas”.

Leia mais

ONU emite alerta de urgência sobre fome no Sudão

Agências das Nações Unidas alertam que milhões de pessoas estão ameaçadas pela fome no Sudão, onde a ajuda humanitária não consegue chegar devido ao conflito entre exércitos rivais

Leia mais

Esquerda e direita nas eleições europeias

As eleições no dia 9 de junho representam um momento crucial para a democracia na Europa. Os eleitores de 27 países escolherão os seus representantes no Parlamento Europeu.

Leia mais

Claudia Sheinbaum propõe Estado de bem-estar social para o México

A cientista e ativista de esquerda moderada Claudia Sheinbaum, 61 anos, venceu as eleições de 2 de junho por uma esmagadora maioria e será a primeira mulher presidente do México. “Não estou sozinha, estamos todas aqui”.

Leia mais

Nas zonas costeiras da América Latina, milhões de pessoas correm perigo

Estudo revela que seis por cento da população da região está exposta a tempestades e inundações que colocam em risco vidas, atividades econômicas e o acesso a serviços essenciais

Leia mais