Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Lula viaja ao Chile e encontra Boric nesta 2ª; começam os debates entre candidatos às prefeituras

Lula viaja ao Chile e encontra Boric nesta 2ª; começam os debates entre candidatos às prefeituras

Lula chegou ao Chile neste domingo (04/08) para visita de Estado, quando deve assinar entre 15 e 20 acordos bilaterais. Nesta segunda-feira tem reunião com o presidente chileno Gabriel Boric. Estará acompanhado de 14 ministros. O resultado das eleições na Venezuela deve ser tema do encontro. Boric afirmou que não reconhecerá a vitória do presidente Nicolás Maduro sem que os resultados possam ser verificados, inclusive por observadores internacionais. Ainda nesta segunda-feira, Lula deve se reunir com o secretário-executivo da Cepal, José Manuel Salazar- Xirinachs, e com o CEO da companhia aérea Latam, CEO da LATAM, Roberto Alvo. Participa também do encerramento do Foro Empresarial Chile-Brasil. Vale lembrar que a visita presidencial estava programada para maio e foi adiada devido à tragédia socioambiental no Rio Grande do Sul.

Uma das negociações deverá se dar em torno da conclusão das obras para o corredor bioceânico, projeto para interligar os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul. Brasil, Chile, Paraguai e Argentina são sócios no empreendimento, que ligará o centro-oeste brasileiro aos portos. O resultado das eleições na Venezuela devem ser tema do encontro.

CONGRESSO

O Senado retoma as atividades nesta semana tendo pela frente duas pautas econômicas: as compensações para a desoneração de 17 setores da economia e as regras para flexibilização de dívidas dos Estados. Não há certeza se essas medidas serão analisadas nos próximos dias ou nas próximas semanas. Um novo Código Eleitoral e a regulamentação da Reforma Tributária também estão na mira dos senadores. Há outros temas, polêmicos, em que ainda não houve acordo, como o funcionamento de cassinos, o uso de cigarros eletrônicos, os terrenos da Marinha e a autonomia orçamentária do Banco Central.

*Os deputados retomam as atividades após o recesso parlamentar com um esquema de trabalho diferenciado em função das eleições municipais. Serão duas semanas de esforço concentrado em agosto (12,13 e 14 e 26,27 e 28) e uma em setembro (9, 10 e 11). Entre as prioridades de votação neste segundo semestre está o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 108/24), com foco no funcionamento do comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que vai substituir os atuais ICMS e ISS.

Diálogo AMSUR

O debate nesta segunda-feira (05/08) será às 20h com o tema “Venezuela: Geopolítica e Cerco Político”, com Pedro Silva Barros, técnico de Planejamento e Pesquisa na Diretoria de Estudos Internacionais do IPEA, coordenador do projeto Integração Regional: o Brasil e a América do Sul. Foi diretor de assuntos econômicos da Unasul; e Gilberto Maringoni de Oliveira, doutor em História Social, Jornalista e Professor de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC.

Realização: Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas Públicas. Parceria: Fórum 21 e Rede Estação Democracia.  Para participar: https://us02web.zoom.us/j/82375248117?pwd=nGaC15ibTQRfoTUtnKQLuQwISwyDel.1

ID: 823 7524 8117

Senha: 440762


ELEIÇÕES

*O g1 inicia nesta segunda-feira (05/08) a primeira série de entrevistas nas eleições de 2024 com todos os candidatos às prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro. As datas das entrevistas estão aqui.

*Na quinta-feira (08/08), os candidatos à Prefeitura de São Paulo participam de debate na Band.

*O Datafolha inicia na terça-feira, 6, nova pesquisa de intenção de voto à prefeitura de São Paulo. Em dois dias, entre terça-feira e quinta-feira, 1.092 eleitores da capital paulista serão entrevistados presencialmente. O resultado será divulgado já no início da noite da quinta-feira. É a primeira pesquisa do instituto após a realização das convenções que chancelaram todos os candidatos.

*Termina nesta segunda-feira o período para que as convenções partidárias escolham os candidatos a prefeito e vereador que vão concorrer em outubro. Após as convenções, os partidos precisam oficializar os nomes de seus candidatos na Justiça Eleitoral. É feito, então, o registro de candidatura, o que vai permitir que o candidato tenha um número de identificação, faça campanha eleitoral e receba recursos. O prazo para esta regra se encerra em 15 de agosto.

*A partir do dia 16 de agosto começa a propaganda eleitoral geral. Na TV, esse período ocorre entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro. Nos municípios com segundo turno, a propaganda será entre 11 e 25 de outubro.

*O eleitorado apto a comparecer às urnas nas eleições municipais de outubro é de 155,9 milhões, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O número representa aumento de 5,4% em relação às eleições municipais de 2020. Os eleitores de 16 e 17 anos aumentaram 78,1% no comparativo com 2020.

STF x PL

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal colha o depoimento em até 5 dias do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, por reportagem publicada na revista Veja em 27 de julho de 2024. A decisão está em sigilo. A reportagem diz que Valdemar informou à Justiça da Flórida (EUA), em um processo contra sua ex-mulher, Maria Christhina, que o PL era perseguido pelo STF e por um ministro da Corte. Não citou nomes. Para Moraes, o presidente do PL atribuiu “condutas inverídicas” aos magistrados da Corte e delegados da PF. A decisão de Moraes é de 30 de julho, mas Valdemar ainda não foi ouvido pela PF.

STF-JULGAMENTOS

O Supremo Tribunal Federal retoma as atividades. Entre os assuntos estão o tratamento médico de testemunhas de Jeová, a quebra de sigilo de dados de internet para investigações criminais, a validade de benefícios sociais concedidos às vésperas da eleição e o reajuste de planos de saúde para idosos. Detalhes aqui.

Na imagem, Lula desembarca em Santiago no domingo (04/08) à noite / Ricardo Stuckert

Tagged: , , , , , ,