Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Espionagem dos EUA contra Lula é tema na imprensa latino-americana

Espionagem dos EUA contra Lula é tema na imprensa latino-americana

O Focus21 reúne as citações relevantes sobre o Brasil publicadas pela imprensa internacional.

POR TATIANA CARLOTTI

Nesta sexta-feira (19), vários veículos de imprensa da América Latina, entre eles o mexicano La Jornada, o latino-americano Estratégia, a Nodal, a argentina Página 12 e a cubana Granma, destacaram a espionagem de cinco décadas (pelo menos) dos Estados Unidos contra Lula.

A existência de mais de 800 relatórios sobre o político brasileiro, entre 1966 e 2019, foram informados pelo escritor e jornalista Fernando Morais, que está escrevendo a segunda parte da biografia de Lula, e terá acesso a essa documentação por meio da Lei de Acesso à informação dos Estados Unidos. Nas mais de 3.300 páginas relativas ao político de esquerda brasileiro, 613 foram preparadas pela CIA e 111 vieram do Departamento de Estado, disse o escritor à Folha.

Página 12 destaca, entre os temas investigados, as relações entre Lula e Cuba e também com a China, além de relatórios sobre planos militares do Brasil, projetos econômicos e, obviamente, petróleo. Morais garantiu que todas as informações recolhidas nestes documentos servirão para o segundo volume da biografia do presidente, em gestação.

“É preciso lançar luz sobre a relação entre os dois maiores países do continente americano. Esse é um direito do nosso, do nosso cliente Fernando Morais e de todos os brasileiros. Confiamos que as autoridades norte-americanas atenderão ao nosso pedido”, afirmou Tom Goodhead, sócio-gerente global do escritório de advocacia Pogust Goodhead, que ajudou o escritor a requerer as informações junto às agências dos EUA, informa Estratégia.

Em longa reportagem, o site da América Central e Latina elenca outros casos de espionagem dos EUA contra o Brasil denunciados pela WikiLeaks de Julian Assange e por Edward Snowden.

Lula se encontra com movimento populares

Em São Paulo nesta sexta-feira (19), o presidente Lula conversou de portas trancadas para a imprensa, com 60 representantes de movimentos populares ligados às Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. O objetivo foi ouvir propostas e debater os caminhos do seu governo. O encontro aconteceu no Armazém do Campo, sede do Movimento Sem Terra (MST) na capital paulista. Entre as 60 organizações, além do MST, participaram MTST, a UNE, a Uneafro, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Via Campesina, a Federação Única dos Petroleiros, a CUT e outras centrais sindicais.

Entre as pautas discutidas estão os direitos dos trabalhadores celetistas e, sobretudo, os sem carteira assinada. Segundo Stédile, ouvido pela cubana Prensa Latina hoje cedo, “Os movimentos populares estão preocupados com a necessidade urgente de garantir que a boa vontade e as políticas públicas de Lula cheguem às bases para resolver os problemas concretos da população”.

Cresce violência contra as mulheres

O encontro de Lula com os movimentos populares acontece um dia após a divulgação do 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que mostrou um aumento de 6,5% dos crimes de estupro, em relação a 2023. A cada seis minutos, uma pessoa é violada no Brasil: 88,2% são mulheres, 76% são vulneráveis (menores de 14 anos ou incapazes de consentimento), 61,6% tem até 13 anos e 52,2% são negras, informa a cubana Prensa Latina.

O britânico The Guardian trouxe uma longa reportagem intitulada “Violência contra a mulher no Brasil atinge os maiores níveis já registrados” sobre a dimensão da barbaridade cometida pelos homens no Brasil, ouvindo ativistas que alertam para o risco do projeto de Lei do Estupro, que penaliza mulheres que realizam abortos após 22 semanas, impondo sentenças de prisão de até 20 anos. O texto frisa que a proposta legislativa é apoiada por simpatizantes de Bolsonaro e que foi duramente criticada por movimentos feministas e de direitos humanos.

Meio ambiente

A canadense Toronto Sun informa que toneladas de peixes mortos cobriram o rio Piracicaba, em São Paulo, após um suposto despejo ilegal de resíduos industriais de uma usina de açúcar e etanol sob responsabilidade da empresa Estiva. Estima-se que entre 10 e 20 toneladas de peixes morreram devido ao despejo irregular de águas residuais da planta São José da empresa, localizada na comunidade de Rio das Pedras. Os peixes cobriram o curso dá água do rio Piracicaba, localizada na Tanqua, área protegida e conhecida como mini-Pantanal de São Paulo. A polícia está investigando se houve crime ambiental.

Software defeituoso

A Reuters informa que o governo brasileiro afirmou nesta sexta-feira que o controle de tráfego aéreo do país não foi afetado pela interrupção cibernética global, provocado pela empresa CrowdStrike, que prejudicou sistemas de computadores em todo o mundo, e em consequência voos, emissoras de TV e serviços bancários e de saúde. Esses problemas “não afetaram o controle de tráfego aéreo do país, apenas ocasionalmente impactando as operações de check-in de algumas companhias aéreas”, afirmou o Ministro dos Transportes, Silvio Costa Filho. A companhia aérea brasileira Azul havia relatado que alguns de seus voos poderiam sofrer atrasos e o Bradesco, que teve suas plataformas digitais indisponíveis mais cedo, normalizou as operações.

G20

A Reuters informa que o Brasil garantiu um acordo para documentos de consenso a serem aprovados nas reuniões da trilha financeira do G20, que acontecem na próxima semana no Rio de Janeiro. O embaixador Mauricio Lyrio, representante do Brasil no G20, apontou que o país irá focar nas prioridades, como o combate à desigualdade, à pobreza e às mudanças climáticas. Para garantir o avanço nas discussões, cada declaração de consenso será acompanhada por um documento separado da presidência brasileira, que aí sim tratará das questões delicadas da atual geopolítica.

Liberação da maconha

O português L´Expresso traz uma reportagem sobre a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro de descriminalizar, mas não legalizar, o consumo de maconha, apontando que a medida torna-se politicamente polarizada, com a direita conservadora opondo-se à esquerda progressista. A decisão do STF é similar à medida legislativa adotada em Portugal há mais de 20 anos, aponta a reportagem.

100 armas e 10 mil munições roubadas em SC

Para onde vão as 100 armas e 10 mil munições roubadas em um clube de tiro em Santa Catarina? O assalto aconteceu em plena luz do dia, quando os criminosos entraram no clube e prenderam os funcionários, esvaziando as armas e munições do local. Segundo o português Correio da Manhã, pelo menos 98 armas de fogo foram levadas pelos ladrões, entre elas 10 armas longas, como espingardas e um fuzil militar, e 88 armas curtas, entre revólveres e pistolas de vários calibres. Além dessas, também foram levadas armas não inventariadas e 10 mil munições.

Ainda Milei

O colombiano El Tiempo traz artigo sobre a relação entre os presidentes Milei (Argentina) e Lula (Brasil), destacando que a relação se deteriorou ainda mais esta semana com o chamado do embaixador brasileiro em Buenos Aires, Julio Bitelli, para consultas sobre os desgafes entre os dois países, em Brasília. Segundo a jornalista argentina Dacil Lanza, esse gesto, apesar dos esforços brasileiros para minimizar sua importância, representa um “sério chamado de atenção” para a Argentina, refletindo as tensões persistentes entre os dois líderes sul-americanos. Bitelli, em entrevista à CNN na terça (16), afirmou que a “diplomacia segue normal” e que “a relação entre os países é mais importante do que a relação entre as pessoas, entre os presidentes […] há iniciativas importantes que estão em curso entre Brasil e Argentina”.

Confira a FOCUS 21 desta semana:

Quinta-feira (18/07)
Lula sob monitoramento dos EUA por mais de 50 anos e números da violência no Brasil são destaques da mídia global, por Marcos Diniz

Quarta-feira (17/07)
Financial Times: Congresso abocanha orçamento e gera crise de governabilidade a Lula, por Carmen Munari

Terça-feira (16/07):
“Reparação histórica”: MPI da início a repatriação de artefatos indígenas, por Marcos Diniz

Segunda-feira (15/07):
Bolsonaro é destaque na mídia externa com facada e corrupção, por Carmen Munari

Foto de Capa: Encontro em Washington (USA), em 10.02.2023, entre os presidentes Lula e Joe Biden (EUA) na Casa Branca. Foto: Ricardo Stuckert/PR.

Tagged: ,