Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Programas 4 a 11 de Novembro

Programas 4 a 11 de Novembro

* O grande programa deste fim de semana é ouvir o discurso do presidente eleito, na Avenida Paulista: Um novo amanhã está surgindo no Brasil!
O mago do Kremlin de Giuliano Da Empoli, vencedor do Grand Prix du Romance 2022…
O Legado de Capitu de Flávio Aguiar…
Sob o Império do Arbítrio – Prêmio Esso, imprensa e ditadura de Marcio de Souza Castilho…
* E muito mais…

Janja, Lula, Alckmin e Lu Alckmin na noite da Av. Paulista, noite da vitória de 30 de outubro de 2022

* Prossegue o grande programa desta semana: ouvir o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, emocionado, clamando, na Avenida Paulista, em São Paulo, para milhares de apoiadores: “Um novo amanhã está surgindo no Brasil!”


* Dedicando a vitória à democracia e ao futuro do povo brasileiro, o presidente eleito Lula, na sua saudação, continuou:  “Essa foi a vitória das pessoas que querem mais cultura, que querem mais educação, que querem mais fraternidade, mais igualdade. Essa vitória é de todos os homens e mulheres que resolveram libertar esse país do autoritarismo”!


* O famoso escritor italiano Giuliano Da Empoli,  célebre pelo seu livro Os Engenheiros do Caos, venceu o Grand Prix du Romance 2022, premio máximo da Academia Francesa pelo seu primeiro romance, O mago do Kremlin, recém-publicado no Brasil pela Editora Vestígio. É ficção baseada na vida de Vladislav Surkov, tido como eminência parda de Vladimir Putin. Na obra, o enigmático Vadim Baranov é um poderoso conselheiro político que renuncia ao cargo, deixando para trás muitas lendas e algumas verdades. Até que, uma noite, ele confia sua história ao narrador do livro e revela bastidores do poder russo onde ocorrem, como em todos os governos, sucessivas guerras entre membros da entourage da autoridade maior.


* O mago do Kremlin é um romance sobre a Rússia contemporânea, pretende revelar entranhas da era Putin e  reflete sobre o poder no século XXI.


As transformações na organização interna do Partido dos Trabalhadores entre 1995 e 2009, de Oswaldo E. do Amaral, professor da Unicamp, é o tema central para compreender as transformações do Partido dos Trabalhadores e as mudanças no interior do partido ao longo de sua trajetória de desenvolvimento; sobretudo após a chegada à Presidência da República, em 2003.


* O livro pretende responder a questões novas e pouco exploradas. Que impactos tiveram as transformações do partido sobre seu funcionamento interno? Em que medida a rota para o poder e a chegada ao governo federal alteraram seu perfil organizacional e seus vínculos com a sociedade? Quais os posicionamentos das lideranças partidárias frente às mudanças do partido no poder? 


História das imagens do Xingu tem início no próximo sábado, no Instituto Moreira Salles de São Paulo, com filmes e obras de artistas indígenas produzidos especialmente para essa mostra onde há também fotos, matérias publicadas na mídia e documentos com a trajetória da região desde o século 19 aos dias de hoje além de seis curtas-metragens realizados por Divino Tserewahú, Kamatxi Ikpeng, Kamikia Kisêdjê, Kujãesage Kaiabi, Piratá Waurá e Coletivo Kuikuro de Cinema. 
 
* Para os admiradores da obra do excelente escritor cubano Leonardo Padura, boa notícia: Febre de cavalos, de 1982, romance de estréia do autor, será lançado pela primeira vez no Brasil.  A partir dele, dizem os que já o leram, é possível notar o esboço de personagens importantes que o escritor desenvolve nos seus romances. E o próprio Padura, em nota para essa edição, diz que com o tempo teria identificado no seu personagem, o jovem protagonista de Febre de cavalos,  Andrés, de 17 anos, experiências parecidas com as do futuro e célebre investigador Mario Conde criado por ele.


* Dia 8, repescagem de filmes da  46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Bilhetes disponíveis para compra no Cinesesc no dia da sessão de cada filme. Títulos preciosos serão apresentados como é o caso do documentário Mutzenbacher, de Ruth Beckermann, da ficção Meus Pequenos Amores, de Jean Eustache, de outro doc que gera expectativas, o Marcha sobre Roma, de Mark Cousins e  Los Reys del Mundo, também ficção, de Laura Mora.


Aftersun foi escolhido como Melhor Filme pelo júri formado por André Novais, Lina Chamie e Rodrigo Areias. Exu e o UniversoMarcha sobre RomaO Mestre da Fumaça e Nayola foram eleitos pelo público como os melhores.


* O cineasta Jorge Bodanzky foi homenageado, na Mostra, com o Prêmio Humanidade pela sua carreira ligada às causas essenciais do Brasil e do espírito humano.


* Lançamento, com debate, do romance O legado de Capitu, do jornalista Flávio Aguiar, em Berlim. A edição impressa em português será lançada no próximo dia 16, às 19 horas, na Livraria Mondo Libro. Alguns dos ingredientes e componentes desse primeiro romance policial de Flavio Aguiar são estes, como escreve o jornalista Mouzar Benedito na sua resenha: ”Um senador e um deputado gaúchos que aspiram grandes poderes, um jornalista desaparecido em Brasília, um brasileiro professor de literatura em Berlim, imigrantes e alemães convivendo num prédio dos tempos da Segunda Guerra, agentes de serviços secretos de diversos países, maçonaria”… 


* De olho na Convenção de Dublagem (DublaCon 2022), dias 26 e 27 deste mês. Será uma homenagem a dubladores, diretores, tradutores, técnicos, produtores, estúdios e fãs de cinema. Considerado o maior evento de profissionais da sétima arte, o DublaCon será no Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.


* Já o livro Sob o Império do Arbítrio – Prêmio Esso, imprensa e ditadura, de  Marcio de Souza Castilho, doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro,  mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense e professor-adjunto IV do Departamento de Comunicação Social da UFF, trata de uma questão essencial do ponto de vista histórico da imprensa brasileira: as complexas relações de poder entre as empresas jornalísticas e o Estado. Centrado num dos períodos mais sombrios da história do Brasil, a primeira década da ditadura civil-militar brasileira de 1964, o autor analisa o Prêmio Esso. (Ed. Alameda) 


* Futebol no Canal Brasil em preparação para a Copa do Mundo 2022: a Mostra Cinema nas Quatro Linhas, com oito documentários e uma série que têm como tema o futebol brasileiro e suas estrelas. Entre os dias 7 e 11 de novembro, a partir das 18h, serão exibidos os filmes Isto É Pelé, Pelé – Um Rei Desconhecido, Mundialito, Maracanã, O Filme, Pelé Eterno, Garrincha – Alegria do Povo, 1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil e Os Donos da Casa. Além da série Seleção Brasileira – Paixão de Um Povo, a ser exibida entre 14 e 18 de novembro, às 18hs. 


(L.M.A.R.) 
As informações acima são fornecidas por editoras, produtoras e exibidoras.

Leave comment