Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Programas 19 a 26 de Janeiro

Programas 19 a 26 de Janeiro

* Passageiros da tempestade: fascistas e negacionistas no tempo presente, de Francisco Carlos Teixeira * Os Militares e a Crise Brasileira de João Roberto Martins Filho, da UFSCar * Poder Camuflado (Cia das Letras) do jornalista Fabio Victor * Comentários a um delírio militarista de Manuel Domingos Neto *E muito mais…

* Vários programas deste mês se relacionam à leitura de livros com o tema da atuação e comportamento das Forças Armadas no Brasil. Servem para compreender o quebra cabeça político que continua sendo montado com as peças dos acontecimentos terroristas do último dia 8 em Brasília, e o golpe frustrado contra a democracia no país. Além do que informam noticiários e análises de cientistas políticos e jornalistas há muita leitura de livros oportunos.

* Um deles: Passageiros da tempestade: fascistas e negacionistas no tempo presente, de Francisco Carlos Teixeira da Silva, professor de História Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Karl Schurster, graduado em História pela Universidade de Pernambuco e doutor em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Os autores mostram como as Forças Armadas não fizeram a transição da ditadura para o regime democrático; e muitos dos seus atuais comandantes seguem pensando que existe um inimigo interno a ser combatido. (Da CEPE Editora).

* Nesse volume, os dois historiadores analisam situações-limite vividas hoje com a ascensão de grupos fascistas ao poder no Brasil e no mundo e a sua projeção com as tentativas de tomada de governos e de instituições.

* Outro trabalho da mesma dupla de pesquisadores é A República Sitiada publicado pela EDUPE. E Francisco Carlos Teixeira também é o organizador de uma das mais completas obras sobre assuntos castrenses: o volume de verbetes e pequenos ensaios, a História Militar, da Paz e da Guerra do Brasil, escrita por pesquisadores nacionais e estrangeiros.

* Mais uma obra sobre o tema: Os Militares e a Crise Brasileira organizado por João Roberto Martins Filho, da UFSCar, com textos de analistas craques como Piero Leirner, Francisco Teixeira, Manoel Domingues, etc. (Ed. Alameda).

* Nas livrarias há também Poder Camuflado (Cia das Letras), do jornalista Fabio Victor reconstituindo a origem do mal estar de militares com os governos petistas. O autor repassa a atuação política dos militares desde a reabertura democrática até o Brasil dos últimos quatro anos. Passando pelos governos de Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma, Temer e até a ascensão do último governo federal o livro  mostra como a questão militar ainda representa um dos maiores desafios para o equilíbrio das instituições na nossa sociedade.

* Já Militares e Militância, do cientista social Paulo Ribeiro da Cunha, professor de Filosofia e Ciências da Unesp, trata das relações entre militares, políticos e sociedade. Cunha defende uma formação profissional mais ampla para os integrantes das instituições castrenses, o direito a greve e que sejam vistos como legítimos atores políticos. Paulo Ribeiro da Cunha defende o reconhecimento da presença histórica da esquerda nas Forças Armadas e analisa o longo período de militância dos militares de esquerda no país, dividindo-o entre a fase da “insurreição” e a fase de intervenção dos militares nas grandes causas nacionais. (Segunda edição ampliada, recente, da Editora Fundação Unesp)

* Manuel Domingos Neto, professor e cientista político piauiense, um dos maiores especialistas da questão militar no país, acaba de lançar o livro Comentários a um delírio militarista, rica e atualizada análise do atual momento político brasileiro que traz contribuições de 41 autores. Dentre eles, Cristina Serra, Adriana Marques, José Genoíno, Gilberto Maringoni, João Quartim de Moraes, João Pedro Stédile, José Gomes Temporão, Piero Leiner e Márcio Pochmann. (Editora Gabinete de Leitura). 

* Prosseguindo com outros temas de leitura, a reedição importante de um trabalho clássico. A falta de políticas públicas adequadas, os preços de alimentos em alta e as pessoas em busca de caminhões de ossos levam a pensar em ler (ou reler) Geografia da Fome – O Dilema Brasileiro: Pão ou Aço. O clássico de Josué de Castro ganhou nova edição em 2022. Também a sugestão de releitura da coleção de artigos Da Fome à Fome: Diálogos com Josué de Castro.

* O primeiro trabalho é mais uma reedição da obra que modificou a maneira como o problema da fome no Brasil seria compreendido. Foi lançado em 1946 a partir dos escombros da Segunda Guerra Mundial e no clima de redemocratização no Brasil após a ditadura do Estado Novo.

* Cinema. “Mais de um século depois dos acontecimentos trágicos vividos pelos povos indígenas do Putumayo e relacionados ao extrativismo da borracha, persiste uma insidiosa agressão contra os direitos humanos e contra aqueles que ousam defender os povos indígenas. Segundo os órgãos responsáveis, até maio de 2022, 19 ativistas foram assassinados no Brasil”, afirma Aurélio Michiles, diretor do documentário imperdível e disponível nas plataformas Google Play, Youtube, Apple, Vivo Play e Claro TV+ , Segredos do Putumayo. O brilhante ator Stephen Rea faz a voz do personagem principal, o ativista britânico Roger Casement.

* A mostra O Cinema de Tim Burton no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, de 25 de janeiro a 26 de fevereiro. Diversão e arte para adultos e crianças. São 42 filmes apresentados, dos quais 23 deles dirigidos por Tim Burton (Leão de Ouro em Veneza), e mais uma seleção de 18 longas-metragens de referências na carreira do diretor.

* Na plataforma Mubi, o inesquecível filme de Luis Buñuel,  de 1972, O Discreto Charme da Burguesia, (Oscar de 1973). Mais do que recomendado.

* Depois de muita expectativa entrou em cartaz em uma mega rede de cinemas de diversas cidades brasileiras o mais recente filme de Steven Spielberg Os Fabelmans. Globo de Ouro deste ano (filme, diretor, atriz e trilha sonora), o longa é inspirado em recordações de infância do célebre diretor e vem sendo anunciado como um dos mais fortes candidatos ao Oscar deste ano.. Também na Amazon Prime.

* Concluindo programas (futuros) cinematográficos. De olhos em A Baleia, outro forte concorrente ao Oscar de março próximo. O filme de Darren Aronofsky  chega aos cinemas dia 23 de fevereiro. História: Um homem pesando 270 quilos, o professor Charlie, não consegue mais sair do sofá. No Festival de Veneza do ano passado  foi aplaudido de pé durante vários minutos e Brendan Fraser, o (ótimo) ator faz o grande obeso. Ele é também cotado para o Oscar.

Lugar de mulher é on line e onde mais ela quiser é o oportuno título do livro de Nina Jankowicz. Informa a Editora: ” Guia para mulheres que desejam um lugar seguro na esfera pública das mídias sociais para dar vazão às suas opiniões e precisam saber como combater o volume de ataques virtuais perpetrados especialmente por homens. A autora combina pesquisas e suas próprias experiências para expor a extensão e a gravidade dos ataques misóginos no ambiente virtual”. (Ed. Vestigio.)

* Dia 25 próximo, festa aniversário dos 469 anos de São Paulo. 

(L.M.A.R.) 
As informações acima são fornecidas por editoras, produtoras e exibidoras.

Leave comment