Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

III Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado

III Caminhada do Silêncio pelas Vítimas de Violência do Estado

POR MOVIMENTO VOZES DO SILÊNCIO. Caminhada silenciosa em memória das vítimas de violência estatal, do passado e do presente, no dia 02 de abril de 2023, o primeiro domingo posterior ao dia 31 de março. A concentração ocorrerá a partir das 15h00, dentro do Parque do Ibirapuera, na Praça da Paz, onde haverá música e…

O Movimento Vozes do Silêncio,  composto por dezenas de entidades e representado formalmente pelo Núcleo de Preservação da Memória Política (NM) e pelo Instituto Vladimir Herzog (IVH), e a Prefeitura Muncipal de São Paulo estão se preparando para a realização da III Caminhada do Silêncio, que ocorrerá no Parque Ibirapuera e proximidades.

O objetivo é promover uma “descomemoração”  do Golpe civil-militar de 1964 – “para que não se esqueça” – com uma caminhada silenciosa em memória das vítimas de violência estatal, do passado e do presente, no dia 02 de abril de 2023, que é o primeiro domingo posterior ao dia 31 de março.

A concentração das pessoas participantes ocorrerá a partir das 15h00, dentro do Parque do Ibirapuera, na Praça da Paz, onde haverá música e depoimentos. A caminhada em silêncio terá início às 18h00 e seguirá em direção ao Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos, que se localiza em frente ao Portão 10 do referido Parque, mas já em sua área externa.O ato será encerrado às 19 horas, no Monumento, onde poderão ser depositadas fotos, flores e velas.

A organização está a cargo da Secretaria de Direitos Humanos de São Paulo, uma vez que, a partir deste ano, o evento faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, fruto da mobilização das entidades participantes do Movimento Vozes do Silêncio que conseguiram junto ao mandato do vereador Donato a aprovação do PL 414/22.

Já foram confirmadas as presenças do Ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, e de seu Assessor Especial em Memória e Verdade, Nilmario Miranda.


Foto: Faixa estendida na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera | Foto: Daniel Arroyo/Ponte Jornalismo

Leave comment