Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

Lula sobre Bolsonaro: “esse cidadão preparou um golpe”

Lula sobre Bolsonaro: “esse cidadão preparou um golpe”

A mídia internacional repercute nesta sexta-feira a confirmação por parte do ministro do STF Alexandre de Moraes da declaração do senador Marcos do Val, que implica Bolsonaro em conspiração golpista. Também foram destaques os novos mandados de busca e apreensão da operação que investiga o ataque aos prédios do governo em Brasília e a declaração…

FOCOS F21 – O BRASIL NA MÍDIA MUNDIAL – 03/02/2023

A Polícia Federal brasileira realizou na manhã de hoje três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em cinco estados e no Distrito Federal, informou a Reuters. As ações fazem parte da quarta fase da operação lançada no último mês para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram a tentativa de golpe de estado no último dia 8 de janeiro.

O ministro do STF Alexandre de Moraes, presidente dos inquéritos que investigam os atos extremistas, confirmou nesta sexta-feira ter sido procurado pelo senador Marcos do Val para falar sobre um suposto plano golpista traçado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo ex-deputado federal Daniel Silveira contra ele. Ainda segundo a Reuters, Do Val revelo na quinta-feira que Silveira, aliado próximo de Bolsonaro, tentou persuadi-lo a se juntar a uma conspiração para reverter a derrota eleitoral do líder de extrema-direita, pedindo-lhe que tentasse fazer com que Moraes tecesse comentários comprometedores em uma conversa gravada, com o intuito de levá-lo à prisão.

“Eu disse imediatamente que não faria isso, não faria esse tipo de coisa”, disse do Val, de acordo com reportagem da BBC. O senador ainda afirmou que Bolsonaro “ficou sentado em silêncio” enquanto Silveira expunha os detalhes da conspiração durante a reunião.

La Nación deu destaque para as mensagens enviadas por Daniel Silveira a do Val após a suposta reunião, publicadas com exclusividade pela revista Veja. No dia seguinte à reunião, Silveira teria enviado uma série de mensagens exigindo uma resposta do senador. Em uma delas, teria reiterado que apenas três pessoas – do Val, Silveira e Bolsonaro – estavam cientes do plano, e que outras duas – militares – teriam conhecimento somente após a conclusão da primeira etapa da chamada operação “Cinco Estrelas”.

A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou nesta quinta-feira ter “certeza” do envolvimento de Jair Bolsonaro no ataque aos prédios do governo uma semana após a sua posse, foi notícia no jornal francês Le Monde e colombiano El Tiempo. “E esse cidadão preparou um golpe. Hoje eu tenho consciência, vou dizer aqui em alto e bom som, esse cidadão preparou um golpe. Eles queriam fazer aquela bagunça no dia primeiro de janeiro, mas perceberam que não dava porque tinha muita polícia e muita gente na rua.”, disse Lula em entrevista à RedeTV!.

E à coleção de derrotas de Bolsonaro em sua constante tentativa de desestabilizar a democracia brasileira se somou hoje a decisão da Controladoria Geral da União de reavaliar 234 casos de sigilo de 100 anos imposto a decisões e documentos do governo do ex-presidente. O El Mercurio repercutiu o fato em reportagem, informando que entre as informações classificadas como sigilosas pelo líder de extrema-direita constam dados sobre seu estado de saúde, visitas que recebeu na sede do Governo e na residência oficial da presidência, bem como despesas pessoas e familiares a cargo do erário público durante os quatro anos em que esteve no poder.

Um dos decretos que mais gerou polêmica foi o que tornou impossível saber se Bolsonaro foi vacinado contra o coronavírus. O ministro Vinicius de Carvalo, chefe da CGU, afirmou em coletiva de imprensa que cada caso será analisado, mas adiantou que “a primeira avaliação é de que houve uso exarcebado” de poder ao declarar determinadas informações como confidenciais.

Leave comment