Bahia Governo Presente Futuro pra Gente

8 de janeiro na mira da mídia externa

8 de janeiro na mira da mídia externa

Carmen Munari

Na foto, bolsonaristas tomam o Palácio do Planalto na tentativa de golpe de 8 de janeiro / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Os veículos internacionais deram amplo espaço nesta quarta-feira (26/04) ao depoimento de Bolsonaro à Polícia Federal sobre seu envolvimento na tentativa de golpe de 8 de janeiro e sobre o início da CPI sobre o mesmo fato. A visita de Lula à Espanha também atraiu a mídia.

8 de janeiro

A Reuters produziu reportagem sobre a abertura da CPI do 8 de janeiro ocorrida nesta quarta-feira. Lembrou os manifestantes violentos que negaram a vitória eleitoral do recém-empossado presidente Luiz Inácio Lula da Silva e citou que Lula e seus aliados tentaram evitar o inquérito do Congresso, na esperança de deixar as investigações para as autoridades policiais e manter o foco dos legisladores em sua agenda legislativa. A oposição de direita pressionou por um inquérito como uma forma de culpar o novo governo pelas falhas de segurança em Brasília naquele dia. Haverá uma batalha feroz sobre a composição do comitê.

“Jair Bolsonaro é interrogado pela polícia que investiga tentativa de golpe no Brasil” é o título preciso do The Guardian. E segue a abertura do texto: O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi ridicularizado por seus adversários políticos depois que foi interrogado pela Polícia Federal como parte de uma investigação criminal sobre a suposta tentativa de golpe de janeiro e afirmou que havia compartilhado um vídeo questionando o resultado da eleição do ano passado “por engano”. Bolsonaro passou mais de duas horas na companhia de investigadores da polícia na manhã de quarta-feira, quase quatro meses depois que milhares de partidários se revoltaram na capital, Brasília, no que o novo governo chamou de golpe fracassado destinado a reinstalar o ex-capitão do exército de extrema direita como presidente.” O golpe fracassou e as investigações sobre a responsabilidade da depredação continuam.

Em ampla reportagem sobre o depoimento de Bolsonaro, o francês Le Monde afirma que “o ex-presidente de extrema direita sempre negou seu envolvimento nos tumultos, que ocorreram uma semana após a posse do líder esquerdista Lula”, apesar da tentativa de golpe ter sido realizada por seus apoiadores. O jornal cita o auto-exílio de Bolsonaro nos EUA, o escândalo das joias e o início da CPI que pretende investigar o ocorrido em 8 de janeiro.

A Associated Press (AP) noticiou o depoimento de Bolsonaro na Polícia Federal nesta quarta-feira sobre suas ações relacionadas aos ataques de 8 de janeiro a prédios do governo em Brasília. Uma semana após a posse de seu sucessor de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, os apoiadores de Bolsonaro invadiram e destruíram os prédios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do palácio presidencial. Espera-se que centenas deles sejam julgados. O texto traz os detalhes do comportamento de Bolsonaro, que não aceitou a derrota na eleição de 2022. Seu depoimento durou cerca de duas horas e é um passo adiante em apenas uma das investigações que têm como alvo o líder de extrema-direita, que pode torná-lo inelegível para as próximas eleições ou resultar em pena de prisão.

O texto da AP foi publicado pelo Washington Post

O Financial Times também noticiou o início da CPI que pretende investigar a tentativa de golpe de 8 de janeiro: “Brasil inicia investigação parlamentar sobre o motim de 8 de janeiro. A investigação será palco de batalha entre Lula e parlamentares de direita.”

Jair Bolsonaro foi interrogado pela Polícia Federal por seu suposto papel como instigador dos ataques de 8 de janeiro em Brasília. O ex-presidente foi incluído em uma investigação na qual 1.390 pessoas foram presas por terem invadido e financiado o ataque aos três poderes do governo, informa o argentino La Nación.

Mais oficialista, o espanhol El Mundo informou que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro depôs na quarta-feira por mais de duas horas com um objetivo óbvio: deixar claro que ele não teve nada a ver com o que aconteceu em 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília, quando milhares de pessoas invadiram e destruíram as sedes do Governo, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi chamado a depor pela Procuradoria Geral da República (PGR) em relação a um vídeo que ele compartilhou na rede social Facebook que sugeria que a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente foi resultado de manipulação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do STF.

No colombiano El Tiempo, Bolsonaro nega ter participação no 8 de janeiro.

Lula líder

O El Pais de terça-feira (25/04) publicou artigo do ex-primeiro-ministro da Espanha José Luis Zapatero intitulado “Vamos ouvir Lula da Silva”. “O presidente brasileiro está criando uma nova situação política global que inclui uma proposta de paz para a guerra na Ucrânia que, com o peso internacional e estratégico do Brasil, merece ser atendida.”

No El Tiempo: “O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu nesta quarta-feira em Madri um “cessar-fogo” na Ucrânia para “abrir caminhos de diálogo” e pôr fim à guerra. Sem um cessar-fogo, não é possível continuar”, advertiu Lula da Silva, em visita oficial à Espanha, em um evento com a presença do rei Felipe VI e do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.”

EU-Mercosul

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez disse na quarta-feira que alguns parceiros da União Europeia estão relutantes em aprovar um acordo comercial com o Mercosul, mas que ele tentaria persuadi-los a dar luz verde ao acordo. O bloco composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai está discutindo a conclusão do acordo com a União Europeia depois que um acordo político firmado em 2019 foi suspenso devido a preocupações, principalmente na França, sobre o desmatamento da Amazônia e o compromisso do Brasil com as ações de mudança climática, noticiou a Reuters. A declarações foram dadas ao lado do presidente Lula, que estava em Madri.

Boa notícia

A inflação no Brasil desacelerou mais do que o esperado e atingiu seu nível mais baixo desde o final de 2020 no ano até meados de abril, uma leitura que o governo provavelmente considerará como apoio aos seus pedidos de corte da taxa de juros, mesmo com o banco central mantendo um tom agressivo. Na nota da Reuters, o IPCA-15 diminuiu de 5,36% no mês anterior para 4,16%, o menor valor em 30 meses, informou o IBGE nesta quarta-feira, ficando abaixo do consenso do mercado de 4,20% em uma pesquisa da agência com economistas.

Mineradora

O Ministério Público do estado brasileiro de Minas Gerais entrou com uma ação contra a AngloGold Ashanti (ANGJ.J) pedindo 50 milhões de reais (9,91 milhões de dólares) em indenizações depois que a mineradora de ouro supostamente reteve pareceres de especialistas das autoridades indicando uma falta de estabilidade em uma de suas barragens, de acordo com um documento visto pela Reuters com exclusividade.

Tagged: , , , , , , ,

Leave comment