Lula mira eleitor do RJ, reforça o Nordeste e participa de debate
Nesta semana, estão agendados encontros de Lula com movimentos democráticos em SP e dois atos no RJ
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta semana de dois eventos no Rio de Janeiro, em uma comunidade e outro na Baixada Fluminense. O candidato mira reverter neste segundo turno a vantagem do primeiro nas urnas do adversário no Estado, onde Jair Bolsonaro (PL) ficou à frente e recebeu 4,8 milhões de votos, o equivalente a 51,09% do total. Lula registrou 3,8 milhões, ou 40,68%. Na Baixada, Lula estará ao lado do prefeito de Belford Roxo, Waguinho (União Brasil), importante força local que foi cobiçado também pelo presidente. O ato faz parte da estratégia petista de se aproximar do público evangélico, religião do prefeito.
O candidato do PT também reforça a campanha de segundo turno no Nordeste, com caminhadas na Bahia, Segipe, Alagoas e Pernambuco. Lula recebeu no Nordeste no primeiro turno 21,7 milhões de votos disparado acima de Bolsonaro, que obteve 8,7 milhões. Lula venceu também no Norte. Bolsonaro venceu no Centro-Oeste, Sul, e Sudeste, ainda assim, no total do primeiro turno, Lula recebeu 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Pesquisas realizadas na última semana indicam Lula à frente na disputa pelo segundo turno. O candidato do PT tem 51% das intenções de voto, ante 43% do chefe do Executivo pelo Ipec. No Datafolha, Lula tem 49% de intenção de votos e Bolsonaro (PL), 44%. Esses índices correspondem ao total das intenções de voto. O cálculo dos votos válidos apresentado pelas empresas de pesquisas embute falhas e a principal, como aponta o sociólogo Antonio Lavareda, do Ipespe, é a impossibilidade de calcular a abstenção nas urnas, que alcançou 20,95% dos eleitores nas eleições gerais de 2 de outubro.
Acompanhe:
Segunda-feira, 10/10
*Lula concede entrevista à Super Rádio Tupi FM 96.5 às 7h45. A entrevista será transmitida ao vivo pelas redes do ex-presidente.
* Lula se reunirá às 15h, em São Paulo (SP), com políticos, intelectuais e movimentos sociais organizados, entre eles a associação Derrubando Muros, grupo que surgiu em 2019 e reúne mais de 100 pessoas em defesa da democracia.
O Derrubando Muros lançou o “Manifesto pela Paz e pela Democracia” em apoio à eleição de Lula. “Nossas posições políticas não são uníssonas, mas convergimos em dois pontos fundamentais: a defesa da democracia e a disposição pelo diálogo. E estes princípios apontam um só caminho: nós, do Derrubando Muros, votaremos no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste segundo turno de 2022.” Entre os participantes da associação estão Nelson Jobim, Samuel Pessoa, Tabata Amaral, Cristovam Buarque, David Zylbersztajn, Elena Landau, Fernando Abrucio e Fernando Gabeira. Local do encontro: Hotel Gran Mercure, SP.
Terça-feira, 11/10
*Lula e o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, participam de ato às 19h no clube Heliópolis, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Local: campo de futebol do clube Heliópolis, na Rua Londres, 345, Belford Roxo.
Quarta-feira, 12/10
*Lula participa de caminhada na Estrada do Itararé, no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro (RJ), às 10h. Local: Estrada do Itararé, 679, Rio de Janeiro.
*Lula e Jerônimo Rodrigues (PT), candidato ao governo da Bahia, participam de caminhada em Salvador (BA), às 16h30.
Quinta-feira 13/10
*Lula e o senador Rogério Carvalho (PT), candidato ao governo de Sergipe, participam de caminhada em Aracaju (SE), às 11h.
*Lula e o governador de Alagoas Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição, participam de caminhada às 16h em Maceió.
Sexta-feira 14/10
Lula e a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), candidata ao governado de Pernambuco, participam de caminhada no Recife (PE) às 11h.
Debates
Lula afirmou que comparecerá a dois debates no segundo turno das eleições presidenciais. “Ainda tem dois debates com o genocida. Vou botar muito repelente com medo de uma mordida. Se ele pensar em dar uma mordida no pernambucano, ele vai morrer envenenado”, disse o candidato no domingo, 9, em ato em Belo Horizonte.
Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmaram presença no primeiro embate presidencial do segundo turno organizado pelo pool formado por TV Bandeirantes/Folha/UOL/TV Cultura que será realizado domingo, 16 de outubro, a partir das 20h. O ex-presidente deve participar também do debate da Rede Globo em 28 de outubro, sexta-feira, às 21h30, último da campanha.
Outros três grupos pretendem realizar debates neste segundo turno de embate entre candidatos à Presidência, ainda não confirmados pelos candidatos: Rede TV! / Metrópoles (17 de outubro), CNN Brasil, SBT, Estadão/Eldorado, Veja, Terra e Nova Brasil FM (21 de outubro) e TV Record (23 de outubro).
Jornalista, ex-Folha, Reuters e Valor Econômico. Participei da cobertura de posses presidenciais, votações no Congresso, reuniões ministeriais, além da cobertura de greves de trabalhadores e de pacotes econômicos. A maior parte do trabalho foi no noticiário em tempo real. No Fórum 21, produzo o Focus 21, escrevo e edito os textos dos analistas.