Primeiro voo da FAB com 211 resgatados parte de Tel Aviv com destino ao Brasil
Ao menos outros cinco voos estão programados para os próximos dias. O Itamaraty tenta estabelecer contato com o Egito e o Hamas para retirar brasileiros na Faixa de Gaza. Dois brasileiros morreram durante os ataques; uma está desaparecida.
O presidente Lula anunciou nesta terça-feira (10) que o primeiro dos seis voos da Força Aérea Brasileira programados para resgatar brasileiros em Israel partiu hoje de Tel Aviv, com 211 passageiros a bordo.
As informações são do argentino El Destape, que também relata as mortes dois jovens brasileiros residentes em Israel – Ranani Nidejelski Glazer, de 23 anos, e Bruna Velanu, de 24 anos – durante ataque do Hamas, no último sábado, a uma rave que acontecia na região do kibutz Re’im, próximo à Faixa de Gaza. Outra mulher continua desaparecida na região onde a festa era realizada.
A publicação ainda informa que a diplomacia brasileira busca estabelecer contato com o Egito e o Hamas para retirar os brasileiros que residem ou que estavam visitando familiares na Faixa de Gaza, indicando que o governo brasileiro aguarda um salvo-conduto terrestre para evacuar os brasileiros da zona de conflito, em busca de segurança no Egito.
Em resposta aos ataques do Hamas, Gaza vem sendo bombardeada desde o último domingo. De acordo com a rede britânica BBC, Israel declarou um “cerco completo” ao território nesta segunda-feira (9), anunciando o corte de eletricidade, água e combustíveis, além de bloqueios impedindo a chegada de alimentos à população.
***
A Agência Nacional de Águas do Brasil (ANA) declarou situação crítica no Rio Madeira. De acordo com o colombiano El Tiempo, a declaração permitirá a adoção de medidas para prevenir e mitigar a escassez quantitativa de água registrada no maior e principal afluente do Rio Amazonas, que atingiu seu nível mais baixo nos últimos 50 anos devido aos efeitos do El Niño e das alterações climáticas.
O Rio Madeira, com seus 3.240 quilômetros de extensão, atravessa Brasil, Bolívia e Peru, e é um dos principais rios da América Latina, com sua vasta bacia hidrográfica de 125 milhões de hectares, desempenhando papel fundamental no fornecimento de água e alimento para as comunidades amazônicas, além de servir como importante rota de transporte fluvial.
O britânico Guardian também trata do tema na reportagem “Indígenas da Amazônia pedem que Brasil declare emergência devido à seca severa“. De acordo com a publicação, a seca e a onda de calor na região mataram grandes quantidades de peixes nos rios onde vivem os povos indígenas e a água dos riachos lamacentos e afluentes do Rio Amazonas tornou-se imprópria para uso.
O apelo é da Apiam, associação que representa 63 tribos na Amazônia. “Pedimos que o governo declare emergência climática para resolver de maneira urgente a vulnerabilidade a que os povos indígenas estão expostos”, diz a nota da associação divulgada à imprensa. Segundo a Apiam, os Rios Negro, Solimões, Madeira, Juruá e Purus estão secando em ritmo recorde, e os incêndios florestais estão destruindo a floresta tropical em novas áreas, nas partes mais baixas da Amazônia.
A ministra do Meio Ambiente Marina Silva afirmou, em setembro, que o governo estava preparando uma força-tarefa para fornecer assistência de emergência à região afetada pela seca. Foram enviados dezenas de milhares de pacotes com alimentos para comunidades isoladas pela falta de transporte fluvial.
***
No uruguaio Ámbito, destaque para a confirmação da chegada da vacina contra a dengue. O imunizante tetravalente foi desenvolvido após cinco anos de estudos clínicos envolvendo mais de 20 mil voluntários em cinco países endêmicos da dengue na América Latina – Brasil, Colômbia, República Dominicana, Nicarágua e Panamá – e três da Ásia – Sri Lanka, Tailândia e Filipinas, e é composto por vírus atenuados do sorotipo 2 da dengue, que estimulam o sistema imunológico para proteger contra os quatro sorotipos do vírus.
A vacina estará disponível incialmente para a população argentina a partir de novembro, por um valor de 37,514 dólares por dose. A aplicação da segunda dose mostrou uma redução de 84% nas hospitalizações e diminuição de 61% em casos sintomáticos.
***
O mexicano La Jornada noticia o ataque a tiros a um helicóptero da Polícia Civil e outro da Polícia Militar, durante uma operação conjunta na Vila Cruzeiro, favela localizada na Zona Norte da capital fluminense, contra o Comando Vermelho, a maior facção do tráfico de drogas do estado. Nenhum agente ficou gravemente ferido. A operação acontece em resposta aos assassinatos de 3 médicos na Barra da Tijuca, na última semana.
***
O TSE inicia hoje o julgamento de três ações eleitorais contra o ex-presidente (2019-2022) e o seu candidato a vice-presidente, general Walter Braga Netto, relacionadas a supostas irregularidades durante a campanha eleitoral de 2022, informa o site Nodal.
As ações foram protocoladas pelo PDT e pela coligação que elegeu o presidente Lula, e as acusações incluem abuso de poder político, desvio de propósito e condutas proibidas por agentes públicos durante as eleições. O PDT alega irregularidade específica em uma transmissão feita na biblioteca do Palácio do Alvorada, ocasião em que o ex-presidente anunciou que passaria a fazer transmissões diárias na intenção de divulgar candidaturas e fortalecer sua bancada parlamentar.
***
O PIX bateu um novo recorde de transações diárias na última sexta-feira (6), ultrapassando a marca de 163 milhões de pagamentos em um único dia. Foi a quarta vez em poucos meses que o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central bateram um novo recorde. “Os números comprovam a forte adesão de pessoas e empresas ao PIX, meio de pagamento lançado em novembro de 2020”, afirmou o BC em nota na segunda-feira (9). Informa o Brazilian Report.